segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Inteligencia emocional

Eu tenho assistido "O Sócio", uma série do History Channel em que o mega empresário Marcos Limonis compra parte de pequenas empresas em dificuldade financeira nos Estados Unidos para corrigir os erros de gestão fazendo que elas voltem a dar lucro.
O Marcos é muito inteligente, ele tem um conceito baseado em Pessoas, Produtos e Processos.
É realmente motivador assistir os episodios dessa serie, eu já assisti por volta de 10 capítulos. Os últimos 5 capítulos foram de sociedades que ele tentou fazer e não deu certo, foi cancelado até terminando em brigas. Desacordos.
O que mais eu reparei nos problemas dessas empresas é que a maior deficiencia delas não era falta de compradores, de pontos ou questões normais num problema empresarial, eram questões de inteligencia emocional.
Um dos episodios é sobre uma empresa que fabrica trailler na Florida, porem os donos da empresa são um ex-casal em que a esposa pegou o marido na cama dela com a amante. Então os dois vivem numa guerra constante envolvendo toda a equipe de funcionarios em questões de foro intimo.É muita vergonha alheia.
Em outro capitulo, um designer muito conceitual quer fabricar uma vela extremamente carregada com uma embalagem artisticamente pesada e todos a sua volta dizem isso a ele, mas ele não consegue aceitar.
E pode parecer obvio, mas o empreendedor tem que ser frio e separar sua vida pessoal da profissional.Eu sempre trabalhei com amigos, sempre fui próximo da minha equipe e tive que aprender perdendo uma amizade de vida inteira a importancia disso, hoje depois de anos e com a amizade já recuperada sei lidar com isso.
Inteligencia emocional parece obvio e fácil, mas poucos tem, principalmente em momentos de pressão como grande crescimento ou grande crise.


Nenhum comentário:

Postar um comentário